sábado, 13 de fevereiro de 2016

É hora de celebrar o amor!!

Por Luceth Chouzal







Ah...o amor... vocês sabiam que, dia 14 de fevereiro, comemora-se o Dia dos Namorados em Portugal? Pois é, no Brasil a data é comemorada apenas no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro". 

Nossos irmãos na 'terrinha' seguem a tradição dos demais países do mundo, que escolheram o dia 14 de fevereiro para celebrar o amor - no chamado Valentine's Day - Dia de São Valentim. Os costumes relacionados a este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade, homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza). 

Em Portugal, os casais fazem programas românticos (trocam presentes, saem para jantar, aproveitam para fazer pequenas viagens), mas, como há um crescente numero de solteiros, há muitas festas do Dia dos Namorados só para quem não namora.

Antigamente, no Minho (que fica no norte de Portugal) as mulheres costumavam oferecer aos namorados lenços bordados à mão cheios de corações e de frases românticas, sabiam? 

Agora, estes lencinhos voltaram à moda e aparecem por todo o lado, sendo uma forma muito bonita e diferente de declarar o amor. Quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre esta tradição, acessem este link: http://www.namorarportugal.pt

Um feliz Dia dos Namorados para todos os casais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário